CATL

O CATL – Conciliação Familiar é uma resposta social de natureza sócio educativa vocacionada para o apoio à família e às crianças com idades compreendidas entre os 06 e os 12 anos que frequentam o 1º Ciclo nas Escolas do Agrupamento de Alfornelos.
A ocupação dos tempos livres, sendo uma necessidade da parte dos pais de ocuparem as crianças após a saída da escola, é vista como um complemento educativo que deverá reforçar o processo de socialização da criança e das suas aprendizagens a par da escola.
Constituem objetivos do CATL:
- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas, contribuindo para que cada grupo encontre os seus objetivos, de acordo com as necessidades, aspirações e situações de cada elemento e do seu grupo social, favorecendo a adesão aos fins livremente escolhidos;
- Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagem múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
- Educar segundo os princípios católicos, através de atividades de desenvolvimento da dimensão espiritual, que terão como referência os valores do Evangelho;
- Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilizando todos os recursos;
O CATL Clássico Sem Almoço é uma resposta social de natureza sócio educativa vocacionada para o apoio à família e às crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos que frequentam o 2º Ciclo nas Escola do Agrupamento de Alfornelos.
Constituem objetivos do CATL:
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incluindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.